Vietnã

NNem tudo é o que se vê. Só se conhece quando se vive!

Assim podemos caracterizar o Vietnã! O país é reconhecido mundialmente como um local de guerras, ameaças e perigo. Saindo um pouco da casinha e botando os pés em solos vietnamitas, posso te afirmar que o Vietnã é um exemplo para o mundo! A cultura vietnamita é vibrante, impactante e surpreendente!!!
No curto tempo em que o país esteve fora de guerras, a nação se mostrou alegre e com muitos atrativos para oferecer!
E por que o Vietnã seria um bom destino para ser desbravado por você?

A resposta é simples: enriquecer-se de cultura, adquirir experiência de vida e aprender com a história.
O país é reservado. Os gestos são discretos. Os nativos resolvem qualquer problema em boas conversas.
A cultura do Vietnã é extremamente forte e predomina por toda a região. Delicie-se com um café em cada esquina!
Para desbravar o país de norte a sul sugiro ter ao menos 14 dias.
Começando do norte, tire uns dias para absorver a história do país na capital Hanói que, por exemplo, engloba traços da cultura chinesa em vários lugares, até mesmo dentro dos restaurantes!
Perto dali, Halong bay esconde paisagens de tirar o folego! Passe uma noite em um barco pela região, é uma experiência fantástica!!!
Ao centro do país fica a antiga vila de comerciantes, Hoi An e suas lanternas coloridas fazem da cidade uma das mais “fofas” que já conheci. Cerca de 40 minutos de Hoi An fica a antiga My Son, que nada mais é do que o mais importante sítio arqueológico do reino de Champa, Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Um dos passeios mais fantásticos a se fazer em Hoi an é visitar as vilas locais de plantações de arroz e demais hortaliças. Se prepare para encontrar esse alimento em todos os pratos típicos por lá, pois o Vietnã é o quinto maior produtor de arroz do mundo!!! Durante esse passeio é possível entender um pouco mais a vida no campo do vietnamita e suas tradições, além, claro, de aprender alguns pratos típicos e se deliciar. Tudo fresquinho e muito saboroso!
O sul do país, antigamente dividido, é onde fica a antiga Saigon, hoje conhecida como Ho Chi Minh, cheia de prédios altos, grandes avenidas, lojas de grife, e por aí vai… É a maior cidade e principal centro financeiro, corporativo e mercantil do Vietname! Está crescendo rapidamente e muitas multinacionais estão se instalando na cidade!

Perto dali ficam os famosos túneis utilizados pelos locais durante a Guerra do Vietnã. Vale a pena ressaltar esse momento histórico e marcante para o país, que durou 20 anos, sendo um longo conflito armado ocorrido nos territórios do Vietnã do Norte, Vietnã do Sul, Laos e Camboja. A relação tensa entre os dois Vietnãs devido à divergências politicas e ideológicas fez com que os guerrilheiros comunistas, com apoio de Ho Chi Minh e dos soviéticos, atacassem uma base norte-americana no Vietnã do Sul. Este fato deu início a Guerra!
Os budas são símbolos importantes no país, mas são expostos de forma discreta, bem diferente do que se vê na Tailândia, por exemplo.
Ah! E se prepare para conhecer o trânsito mais caótico do mundo!!! O Vietnã é o paraíso das bicicletas e das motos. Elas estão presentes em todos os lugares e em grande quantidade. As motos são, inclusive, bastante utilizadas como veículos de carga!
Mas não se assuste na hora de atravessar a rua, pois devagarzinho você consegue!
É também no Vietnã que se encontra a maior caverna do mundo!!! Hang Son Doong, por incrível que pareça, foi descoberta recentemente e até hoje o seu fundo não foi encontrado!
Mesmo com tantos momentos trágicos vividos pelo país, sua população sente orgulho de afirmar que venceram todas as guerras contra aqueles que tentaram invadí-lo!
Se você quer viver uma experiência totalmente exótica e fora do comum, acrescente o Vietnã em sua lista de destinos. Posso te garantir que lá você irá encontrar uma beleza crua e pura e o mix de atrativos locais irá preencher o seu prato de viajante!

*Esse post foi feito para o site do Gui Torres.