5 hotéis de ecoturismo no Brasil com muito conforto

Das cachoeiras imensas da Chapada Diamantina às paisagens alagadas do Pantanal, esse hotéis de ecoturismo no Brasil possibilitam viver alguns dos mais especiais recantos de natureza do Brasil servido de um serviços e estruturas tops. São acomodações confortáveis com cama king-size, jacuzzis e varandas privativas, lounges para relaxar integrados na natureza e restaurantes que deixam provar quitutes feitos com ingredientes locais. De quebra, ainda organizam passeios com guias privativos e apoiam projetos sociais e ambientes dos lugares em que estão. Vem escolher o seu.

Não deixe de ler também sobre os melhores hotéis do Nordeste que preparamos para você.

O destino: Conceição de Ibitipoca é uma simpática cidadezinha mineira com restaurantes de comida caseira e lojinhas de artesanato inserida em uma paisagem natural com florestas, campos rupestres, vegetação de Cerrado, cânions e formações rochosas da onde despencam belas cachoeiras. Grande parte dela é protegida pelo Parque Estadual do Ibitipoca, que tem limite diário de visitantes. 
O hotel: Sediadas em uma antiga fazenda com mais de cinco mil hectares, as acomodações estão distribuídas em um charmoso casarão colonial com quartos com cama king-size e banheira vitorianas – quem quiser uma experiência mais isolada pode ficar no “Isgoné Loft”, um refúgio no ponto mais alto da propriedade. Há quatro restaurantes com propostas distintas que priorizam refeições vegetarianas e orgânicas – o principal deles com menu criado pelo chef Claude Troisgros. Entre as experiências oferecidas, há aulas de yoga matinais, caminhadas para ver o nascer e pôr do sol, visita a cachoeiras, sessões de música ao vivo e passeios a cavalo. O hotel usa de práticas sustentáveis e apoia projetos sociais pelas comunidades da região. É um de nossos hotéis de ecoturismo no Brasil mais queridos.
Como chegar: De carro: Ibitipoca está a 206 km de Belo Horizonte, 265 km do Rio e 446 km de São Paulo.

O destino: Maior planície alagável do planeta, o Pantanal é um mosaico de vegetações esplendoroso que deixa ver de pertinho bichos como jacarés, ariranhas, capivaras e até onças, além de uma miríade de pássaros como o icônico tuiuiú. Isso tudo permeado pelo autêntica cultural pantaneira, com sua gastronomia e tradições singulares. 
O hotel: Uma das primeiras operações de turismo na região, criado em 1987, o refúgio abrange a sede e duas pousadas integradas na natureza, todas com acomodações confortáveis e bem decoradas, varandas com redes e piscinas. A estadia já inclui atividades com guias experts na região, como safári diurno e noturno, passeio de canoa, observação de aves e tour pantaneiro para conhecer o cotidiano dos moradores da região. O Caiman também apoia projetos de conservação como o Onçafari. Aqui você junta um dos melhores hotéis de ecoturismo no Brasil com as melhores atividades.
Como chegar: O Refúgio Ecológico Caiman fica a 230 km do aeroporto de Campo Grande (MS) e possui pista de pouso para avião particular.

O destino: Rainha das chapadas do Brasil, guarda um sem-fim de atrativos que vão de grutas com água azul cristalino a cachoeiras com mais de 80 metros de altura e mirantes com pores do sol inesquecíveis sobre as montanhas chapadas. A cidade-base principal é a pequena Lençóis (BA), com casinhas coloniais coloridas, ruas de paralelepípedo e restaurantes que misturam a culinária tradicional baiana com ingredientes típicos da região.
O hotel: O mais charmoso de Lençóis, o Canto das Águas impressiona pelas acomodações, cada uma com design único: a “Diamante” tem 100 m² e sala de estar, varanda com rede, piscina particular e banheira de hidromassagem com vista para a mata. As áreas comuns exibem uma bela coleção de arte e incluem áreas para massagem e leitura junto à mata, salão de jogos, sauna e piscina, além de bar e restaurante de cozinha contemporânea. O hotel se encarrega de organizar os passeios pela região em carros privativos.
Como chegar: A chapada fica a 430 km de Salvador e é servida pelo aeroporto de Lençóis (BA).

O destino: Na divisa entre Minas, Bahia e Goiás, o pouco conhecido Parque Nacional Grande Sertão Veredas guarda um naco intocado de Cerrado, com trilhas, mirantes, cachoeiras e o encontro entre os rios Preto e Carinhanha. Um recanto especial de natureza desse bioma tão característico do nosso país.
O hotel: Dos mesmos donos da top Pousada Literária de Paraty (RJ), a Trijunção tem como missão apoiar a redescoberta do Cerrado e estimular a sua preservação. A estrutura luxuosa integrada à natureza é composta por chalés com sala e varanda privativa e um restaurante que apresenta os ingredientes únicos da região em seus pratos. Observar o céu forrado de estrelas, ver animais como jacarés e lobos-guará e remar uma prancha de stand up paddle no Rio Formoso estão entre as experiências que se pode ter ali.
Como chegar: A pousada está a 360 km do aeroporto de Brasília e pode providenciar o transporte desde lá em carro ou avião.

O destino: Chapada mais mística e mais acessível do Brasil, é um rincão de natureza especialíssima com centenas de cachoeiras, grutas, cânions, trilhas e rios em meio ao Cerrado, impossível de ver em uma só viagem. A pousada fica no vilarejo de São Jorge, colado na portaria do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que protege parte da região.
O hotel: É lugar perfeito para se conectar com a natureza da região, com belas vistas para as montanhas chapadas. As acomodações incluem bangalôs como o “Panorama”, instalado em um deque suspenso com cama super king e jacuzzi ao ar livre virada para o pôr do sol. O café da manhã é servido à la carte e preparado na hora para cada hóspede. Entre um passeio e outro dá para relaxar na bela piscina e no charmoso lounge.
Como chegar: A pousada fica a 270 km do aeroporto de Brasília e pode organizar transfer.

Entre em contato conosco para fazermos um roteiro maravilhoso pra você, juntando os melhores hotéis de ecoturismo no Brasil, com muito conforto e sofisticação, além de imersão na natureza. Se preferir nos mande um email diretamente no caroline.diniz@gwtravel.com.br