Viva o México

País enorme cheio de cultura, história e paisagens estonteantes. Assim como no Brasil, é difícil fazer tudo que é oferecido por aqui em uma viagem só. São inúmeras praias de águas cristalinas banhadas de um lado, pelo Pacífico e pelo Golfo da Califórnia e, de outro, pelo Golfo do México e pelo mar do Caribe. Ruínas astecas e maias espalhadas pela imensidão mexicana e ainda muita arte, gastronomia e música completam a romântica e exótica cenografia do país.

QUANDO IR

Devido à sua grande extensão, a melhor época pra visitar o país depende da área que você quer conhecer. Na Cidade do México a temperatura é amena o ano todo com um período chuvoso no verão, entre junho e setembro. Los Cabos, pelo seu clima árido, tem boa temperatura o ano todo. Já na região de Cancun e Riviera Maya, é importante ficar atento para a época de furacões que vai de junho a novembro, com maior incidência entre setembro e outubro.

CIDADE DO MÉXICO

Uma das cidades mais populosas no mundo, a capital mexicana tem uma interessante mistura entre contemporaneidade e história. Local da antiga sede do Império Asteca, são diversas as referências a esse povo por entre enormes edifícios modernos e tecnológicos.

A culinária é uma atração à parte e tem, na capital do país, os mais diversos representantes de peso. Entre comidas de rua e premiados restaurantes é possível conhecer e entender um pouquinho mais da rica história e cultura mexicanas.

O QUE FAZER

Separar um dia para visitar o Museu Nacional de Antropologia, que tem artefatos históricos incríveis das culturas pré-colombianas, como astecas e maias.

Se encantar com o Museu Frida Kahlo e conhecer um pouquinho mais da vida e obra de uma das artistas mais conhecidas do México.

Passear pela região central e conhecer o Zócalo, praça que abriga a majestosa Catedral Metropolitana.

Visitar Teotihuacan, sítio arqueológico nas redondezas da Cidade do México.

Acompanhar uma – ou várias – partidas de lucha libre, uma divertida paixão mexicana.

MELHORES REGIÕES PARA SE HOSPEDAR

A Cidade do México é famosa pelo trânsito caótico. Ao pesquisar onde se hospedar, é importante escolher algo próximo dos pontos de interesse ou, pelo menos, próximo a uma estação de metrô.

 O Centro tem a maior concentração de pontos turísticos. Polanco tem boa variedade de elegantes restaurantes e hotéis, além de ser uma delícia caminhar por lá.  Na Zona Rosa se concentram as casas noturnas e os bares badalados. Condessa e Roma tem boas opções culturais, como galerias de arte e livrarias, além de muito charme.

LOS CABOS (CABO SAN LUCAS E SAN JOSÉ DEL CABO)

Essa região na Baja California ainda é pouco frequentada por brasileiros. A proximidade com a Califórnia, nos Estados Unidos, resulta em muitos turistas americanos e é possível até esquecer por um momento que estamos no México, de tanto que se houve inglês.

Para além da paisagem estonteante, dos luxuosos resorts e restaurantes de qualidade, o turismo ecológico também é boa opção pros amantes da natureza.

O QUE FAZER

Passeio de barco para observar baleias, conhecer as diversas praias e para ver de perto a formação rochosa El Arco, símbolo de Cabo San Lucas. Em San José del Cabo, um passeio imperdível é nadar com tubarões-baleia e leões marinhos. Eles chegam bem pertinho!

MELHORES REGIÕES PARA SE HOSPEDAR

Em Cabo San Lucas estão luxuosos e exclusivos resorts all inclusive, como também charmosos hotéis boutique cinco estrelas, tudo bem pertinho da praia.

San José del Cabo é tranquilo e tem mais cara de México que Cabo San Lucas. Ideal para quem prefere mais calmaria, sem abrir mão de conforto.

CANCUN, PLAYA DEL CARMEN E TULUM

Para decidir entre Cancun, Playa del Carmen ou Tulum (ou até mesmo fazer os três), vamos explicar um pouquinho mais sobre eles. Geralmente quem gosta muito de Cancun, acaba não gostando tanto de Tulum, e vice versa, uma vez que são quase os opostos. Playa del Carmen fica no meio termo no quesito preferência.

Enquanto Cancun foi planejada para ser um polo turístico do país, a cidade conta com uma excelente estrutura para todo tipo de viajante. Lá tem um mar lindo, porém quase sempre difícil de entrar e uma vida noturna agitada.

Playa del Carmem também tem um mar lindo e de mais fácil acesso, hotéis luxuosos e vida norturna. E tem também a famosa Quinta Avenida, que pra quem gosta de bater perna, faz toda a diferença, já que você faz tudo a pé por ali.

Já Tulum é outra história. É um lugar paradisíaco, mas que não tem nada de grandes resorts, vida noturna agitada e tudo mais. Tá mais para aqueles que preferem curtir um sossego, natureza, e pouca gente.

O QUE FAZER

Uma perfeita mistura entre belezas naturais, sítios arqueológicos e badalação.

Além de aproveitar as praias paradisíacas da própria cidade, não deixe de fazer um mergulho no MUSA – Museu Subaquático de Arte e fazer um passeio até a Isla Mujeres e a Playa del Carmen. Lindas e perfeitas para snorkel.

As ruínas de Chichen Itzá ficam a cerca de duas horas de Cancun e valem muito a visita. Tulum também tem um sítio arqueológico interessante, além de ser uma charmosa cidadezinha gostosa de conhecer.

Os Cenotes também são uma das principais atrações e estão espalhados pela região, no entanto, os mais famosos são o Grand Cenote, Sac Actun e Dos Ojos.

Cozumel fica um pouco mais distante de Cancun – cerca de três horas de carro/balsa. É mais sossegado e muito popular entre mergulhadores devido à visibilidade do mar.  

ONDE FICAR

Bem, agora que explicamos um pouco sobre os três lugares, vamos agora descobrir onde ficar em cada um deles:

Na Zona Hoteleira de Cancun, oferecendo vista para o Mar do Caribe e a Lagoa Nichupté, o Secrets The Vine Cancun Resort & Spa, com classificação 4 Diamantes AAA, está localizado na Kukulkan Boulevard. Este hotel elegante dispõe de 6 restaurantes, 3 piscinas ao ar livre e um spa. são diversas as opções para todos os perfis.

E o melhor da ilha, na nossa opinião Com vista panorâmica do Mar do Caribe, o Nizuc Resort & Spa está localizado na isolada ponta de Nizuc, oferecendo piscina ao ar livre, cais privativo e spa, além de atividades e experiências 7 dias por semana: Nizuc Resort and Spa.

O sistema all inclusive é muito comum por aqui, mas nem sempre vale a pena, pois fica-se pouco no hotel. Avalie se sua viagem será cheia de passeios ou mais para descansar curtindo a paisagem.

Já em Playa del Carmen, ao norte e abraçado por uma selva exuberante ao longo de lagoas esmeraldas, e uma costa deslumbrante da Riviera Maya, o Rosewood Mayakoba é o refúgio à beira mar perfeito. O resort possui suítes e residências com piscinas, serviço de mordomo e muito mais.

Em Tulum, o Be Tulum é um lifestyle Hotel Spa & Private Villas com 64 suítes exclusivas entre a selva, areia branca e o mar. Construído com materiais nativos, interior confortável e sofisticado, móveis de design e piscinas privadas.

E seguindo a mesma onda que o próprio destino oferece, o hotel Azulik oferece villas completamente fora do padrão e projetadas para criar uma atmosfera de descanso, onde limitam a tecnologia para reduzir seu impacto no meio ambiente e nossa capacidade de sintonizar com o ambiente.

Para uma opção um pouco mais rústica com piscinas rodeadas pelo verde, e com uma pegada sustentável muito linda, não deixe de conhecer o Hotel Papaya Playa Project

MÉXICO

Riviera Nayarit

Na costa oeste do México esconde-se um destino ainda pouco explorado pelos brasileiros. São mais de 300km de praias, algumas quase virgens; entre elas, as Islas Marietas. Os hotéis vão muito além de uma hospedagem. Estes não são classificados com estrelas, mas, sim, com diamantes! Lá você não terá a sensação de estar em uma cidade totalmente artificial e construída para o turismo.

ONDE FICAR

Four Seasons Resort Punta Mita é a melhor opção nessa região.

 

Mande um email para caroline.diniz@gwtravel.com.br para fazer agora sua cotação.