O Peru oferece um mergulho profundo nas raízes da América do Sul, com forte herança dos incas e de outros povos pré-colombianos e influências trazidas pela colonização espanhola: misteriosos sítios arqueológicos e vistosas construções coloniais permeiam roteiros pelo país. A natureza também dá um show por aqui, entre imponentes montanhas andinas e praias selvagens do Pacífico, densas florestas amazônicas e picos nevados enquadrados por lagoas azuladas. Para completar, o país também recebeu muitas adições contemporâneas nas últimas décadas, de centros culturais badalados que mostram a singular arte local a hotéis top de redes luxuosas lindamente integrados a suas paisagens naturais e urbanas. Isso sem falar na gastronomia, que tem ganhado destaque global: em Lima e outras cidades pelo país, restaurantes de chefs criativos e inovadores servem menus-degustação feitos com ingredientes selecionadíssimos que resgatam os sabores e as históricas das diversas regiões peruanas. Para os viajantes mais aventureiros, vale saber que aqui estão alguns dos trekkings mais desejados do mundo, por roteiros como as trilhas Inca e Salkantay, que levam a Machu Picchu, e travessias da sensacional Cordilheira Blanca.

Quando ir

O inverno, de maio a setembro, é o período mais interessante para viajar ao Peru, quando o tempo está mais seco em grande parte do país e os dias são majoritariamente ensolarados. O friozinho predomina, porém, com máxima de 20 graus e mínima de 0 – vá preparado.

O que fazer

Comer muitíssimo bem em Lima

Comece já a listinha de restaurantes essenciais para conhecer na capital. Não podem faltar o Maido, de culinária nikkei, o Central, que explora ingredientes do mar e das montanhas do país, o Isolina, de comfort food peruana, e o Osso, para carnes de altíssima qualidade.
restaurante_lima

Sentir o agito e a história de Cusco

Porta de entrada para ver as ruínas pré-colombianas mais famosas do país, a cidade zune entre igrejas, mercados, museus, bares e praças que misturam construções coloniais com heranças dos incas. Hotéis de luxo estão instalados em antigos casarões reformados.
cusco

Explorar os sítios arqueológicos de Machu Picchu e do Vale Sagrado

Para além de Machu Picchu, que deve estar na “bucket list” de todo mundo, lugares como Moray, Pisac, Urubamba e Ollantaytambo guardam restos do que já foram templos, palácios e centros agrícolas incas dispostos entre imponentes montanhas andinas.
machu_picchu

Se maravilhar com as paisagens da Cordilheira Blanca

Partindo da cidade de Huaraz, no norte do país, essa monumental cordilheira se estende por cerca de 200 km e é composta por montanhas que se erguem a mais de 5 mil metros de altitude. Caminhadas e tours exploram seus cenários cinematográficos, entre picos nevados e lagoas de várias cores.
cordilheira_blanca_peru

Ver a imensidão azul do Lago Titicaca

Lago navegável mais alto do mundo, a 3 800 metros, o Titicaca impressiona por seu azul vibrante em uma região pontuada por sítios arqueológicos pré-colombianos e habitada por grupos étnicos que conservam língua e tradições ancestrais. Não perca ilhas como a Amantaní e a Taquille e as flutuantes Uros.
lago_titicaca

Se intrigar com as misteriosas Linhas de Nazca

Vistos com sobrevoos em pequenos aviões, os mais de 140 geoglifos mostram figuras humanas e míticas, animais e plantas – sua origem ainda não foi desvendada, mas acredita-se que tenham sido criados entre 100 a.C. e 300 d.C.
linhas_de_nazca_peru

Admirar as paisagens do Vale do Colca

Depois de conhecer a interessante cidade de Arequipa, rume para um tour pelo vale, que visita pequenos povoados tradicionais, piscinas de águas termais e mirantes que dão para cânions, vulcões e montanhas sobrevoadas por enormes condores.
vale_do_colca_peru

Onde ficar

Hotel B, Lima

Com selo de luxo da Relais & Châteaux, o hotel fica em um belo casarão branco da Belle Époque no boêmio e artístico bairro de Barranco – ele inclusive sedia exposições de artistas contemporâneos latino-americanos. O interior faz um mix entre detalhes históricos da construção e mobiliário moderno, e exibe quartos elegantes e um restaurante top.
hotel_B_Lima

Titilaka Hotel

Melhor escolha para dormir diante das águas azuladas do Lago Titicaca, o hotel figura um lodge afastado de qualquer aglomeração urbana, com pegada sustentável e passeios socialmente responsáveis pelas comunidades da região. Também propõe outras atividades pelo lago, como passeios de caiaque e veleiro.
titilaka_hotel_peru

Belmond Sanctuary Lodge Machu Picchu

O refúgio da Belmond é o único hotel próximo da entrada de Machu Picchu, que aparece na vista de suas janelas e terraços. Imerso entre a vegetação e os montes andinos, ele propõe experiências como sessões de yoga e cerimônias xamânicas e exibe instalações requintadas, serviço impecável e gastronomia de primeira.
belmond_Machu_picchu

SUMAQ Machu Picchu Hotel

No povoado de Águas Calientes, aos pés de Machu Picchu, o hotel cinco-estrelas conta com acomodações espaçosas e banheiros de mármore adornadas com artesanatos locais. Fazer massagem em um spa com produtos com ingredientes locais, jantar no restaurante de cozinha peruana arrojada e visitar Machu Picchu na companhia de um xamã são algumas experiências que se pode ter ali.
SUMAQ_Machu_Picchu

Palacio del Inka, a Luxury Collection Hotel

Em um charmoso casarão histórico de Cusco, centrado ao redor de um pátio aberto com jardim, o hotel tem infra completíssima, com um spa com piscina aquecida, um belo restaurante de cozinha local e um bar de coquetéis especializado em pisco. Os quartos são decorados com cores vibrantes e têm adornos conservados da construção original.
Palacio_del_inka_hoteis_peru

Inkaterra Hacienda Urubamba

Para explorar o Vale Sagrado com estilo, o hotel está imerso em um vale entre montanhas andinas e é lindamente decorado com artesanatos e estampas típicas locais. O restaurante prepara pratos com ingredientes da horta orgânica própria, o spa usa plantas medicinais locais e os passeios oferecidos incluem “bird watching” pelos arredores e trilha noturna com observação do céu.
Inkaterra_hacienda_urubamba_peru

Esse post sobre o Peru te interessou? Então fique de olho em nosso Blog e em nossas redes sociais. Estamos sempre com ótimas novidades !

Viajar é um estilo de vida que demanda padrões rigorosos de qualidade. Em sintonia na busca pela experiência perfeita está o padrão Traveller Made, que conta com o apoio dos mais conceituados grupos da hotelaria internacional e benefícios exclusivos aos clientes das agências chanceladas.

Para quem pretende viajar ao Peru, além de um roteiro exclusivo e hospedagem diferenciada, é importante garantir o chip internacional, para que possa se comunicar e se virar bem no país.

O seguro viagem também é essencial para quem vai ao Peru. Ele pode proteger pertences, salvar vidar e resguardar investimentos. Para orçamentos basta enviar um e-mail para caroline.diniz@gwtravel.com.br ou entrar em contato por aqui.